sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Igreja e a Publicidade.


Em meio ao avanço do protestantismo, a Igreja Católica amargava problemas consideráveis, como a perda de fiéis devido a sua doutrina que envolvia o celibato dos padres, venda de indulgências etc. Em meio a esta crise, surge então a idéia de se criar um mecanismo que revertesse esta situação. Era necessária uma reinvenção do catolicismo para que a igreja conquistasse novos fiéis e ao mesmo tempo reconquistasse aqueles que haviam se rebelado contra ela. Com sua imagem comprometida, a igreja cria a Sagrada Congregação para a Propagação da Fé, cujo objetivo era se vender através da propaganda.

Definido o que fazer (a estratégia) para reconquistar os fiéis, era necessário que a igreja soubesse como fazer (a tática) para propagar a fé e fixar a igreja na cabeça dos “consumidores”. Foram criadas assim, peças que são utilizadas até hoje.

A primeira grande reforma da igreja foi feita no seu maior símbolo, a Cruz. A cruz romana na qual cristo morreu era conhecida de todos, mas também era geralmente associada de forma negativa a bandidos e inimigos do Império Romano. Só morria na Cruz quem fosse inimigo do império, marginal ou assassino. E um dos aspectos mais humilhantes impostos a cristo foi esse, ser crucificado. Crucificava-se quem não valia nada, quem era descartável e merecia ser morto. Sendo assim, a Igreja não queria esta imagem para Cristo e por causa disto, modificou a forma da cruz para a que nós conhecemos hoje como “oficial”. O que a Igreja fez foi incrementar a sua veiculação para criar uma associação do símbolo com o filho de Deus. Nasceu assim a idéia de uma Logomarca.

A igreja criou a pesquisa. A confissão deu aos padres a possibilidade de conhecer em detalhes tudo sobre o comportamento dos fiéis, para que pudessem despertar, motivar e persuadi-los a mudarem seus comportamentos para que ganhassem o reino dos céus.

A igreja criou as procissões como uma forma de promoção vendas. Eventos públicos ao ar livre, que mobilizavam as massas graças à força das suas realizações. Lá, os indecisos eram estimulados a aderir à religião, e os que já tinham aderido, fortaleciam suas convicções quanto ao acerto da decisão.

A Igreja criou, ainda, o brinde em forma de Hóstia. Depois que o fiel confessasse, respondesse à pesquisa, ele estaria preparado a receber a comunhão e então, receberia de brinde, grátis, o corpo e a alma de Cristo.

Dentro do planejamento de comunicação, a estratégia previa ainda que cada vila tivesse um templo, e que todos os templos tivessem uma torre que pudesse ser vista de longe. Sobre esta torre, ficaria cravada uma cruz, a logomarca da Igreja. Estava criado o Outdoor. Um cartaz ao ar livre, para ser visto e lido a distância.
Além disso, em certos momentos, as missas eram cantadas, louvando a fé, enaltecendo as obras da igreja e agradecendo a Deus. Cantava-se hinos de louvor. Com estas músicas, estava criado o Jingle.

Ou seja, mesmo com toda polêmica que a igreja causou e ainda causa com determinados assuntos, é inegável que muitos dos seus atos são admiráveis, e que ela ainda tem forte influência na sociedade. Tão forte, que as suas criações publicitárias são utilizadas até hoje. Promoção de vendas, propaganda, logomarca, marca, anúncio, jingle, outdoor, brinde etc. foram instrumentos criados pela Igreja Católica para que esta conquistasse novos fiéis e reconquistasse aqueles que se converteram para o protestantismo.
Um exemplo de criação católica inteligente e benéfica a toda sociedade, seguida e aceita por todas as pessoas, independente da religião que siga.

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